Review de VHS - Castelvania: Aria of Sorrow

  E cá estou aqui, caro leitor. Não, não faleci e continuo vivinho da silva XD. 

 Infelizmente, continuo com os mesmos problemas que vem atormentando o meu ser desde que este blog começou, sejam eles problemas escolares, pessoais, familiares, etc. Porém, permaneço o Caíque que escreve-vos, para felicidade dos poucos que ainda leem, de vez em quando, neste blog.

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 Chega de falácia! A review que trago-vos hoje é de um jogo que confesso que zerei apenas um dos final possíveis, mas que ainda demonstra ser bastante divertido e abrangente. A review de hoje está destinada a Castelvania: Aria of Sorrow. Sem mais delongas, bora pra review!



 Castelvania: Aria of Sorrow é um jogo de gênero metroidvania, aventura, rpg, fantasia e ação desenvolvido e publicado pela empresa Konami. Lançado em 6 de maio de 2003 no ocidente e em 8 de maio do mesmo ano no oriente, o jogo é o terceiro da franquia para Game Boy Advance(GBA), arrecadando cerca de 27 mil cópias no Japão  e 158 mil cópias nos Estados Unidos após três meses de lançamento. O game possui uma continuação chamada "Castelvania: Dawn of Sorrow", este sendo lançado para Nintendo DS no ano de 2005. Dentro da produção, pode-se destacar Michiru Yamane, sendo um dos compositores e Koji Igarashi, atuando como diretor. Ambos trabalharam em Castelvania Symphony of the Night, considerado por muitos fãs e gamers como o melhor jogo da série. A história do jogo conta que Soma Cruz, um estudante do ensino médio, decidiu ir a um festival com sua amiga, Mina Hakuba, mas, enquanto subia a colina para o festival, Soma encontra-se desmaiado dentro de um castelo juntamente de Mina. Assim, o jogador tem o papel de ajudar Soma em sua tentativa de saída do castelo. 

 Analisando o jogo por completo, com exceções de spoilers, a característica mais marcante aparece em sua mecânica que utiliza a captura de almas de inimigos e marcas do castelo para criar ataques diferenciados, status a mais para o jogador ou usar habilidades já familiares na série como o pulo duplo. Outra característica marcante está em sua gameplay. Apesar de poder ser desbalanceada quando entendia, a jogabilidade é bastante simples, fácil e equilibrada em certas partes. Em relação às musicas, o jogo possui um repertório muito bom! Desde as iniciais até o final, a soundtrack é bastante memorável e gostosa de se escutar, encaixando bem nos locais em que o Soma visita. Caso voce queira escutá-las, eu recomendo fortemente, caro leitor, as seguintes: "Castle Corridor", que introduz de forma bacana a atmosfera do castelo; "Study", que encaixa dentro da atmosfera do jogo; "Ineer Quarters", trazendo uma vibe mais melancólica e polida e "Confrontation", para aqueles que ama um estilo mais agitado XD. Quanto aos gráficos, confesso que são consideravelmente normais para o GBA, porém, muito bonitos e característicos, destacando as introduções e impactos que a arte adquire com o passar da jogatina. A história é bem simplória, clichê e "sem sal", mas, pelo menos, é coesa com os plots XD. Um ponto que eu gostaria de destacar também é a animação de ataque. A forma como Soma consegue usar mais de uma arma e a animação de ataque delas são feitas foram muito bem elaboradas, deixando eu, como pixel artista, muito impressionado.

  Os pontos ruins do jogo estão quase que, em sua maioria, localizados apenas na história, entretanto, caro leitor, é muito fácil se perder dentro do castelo. Os saves é a melhor forma de recuperar vida, porque os itens e poções que encontramos e compramos têm limite de 9 estoques na bolsa. Os fast travels também não cai fora dessa. Muitos desses pontos são bem longes e exigem de muita fuga e sagacidade do jogador para alcançá-los. Outro ponto que também se classifica como ruim é a falta de importância de quase todos os personagens. Muitos destes não possuem um desenvolvimento bom e acabam sendo guardados na geladeira até que o jogador decida ir em busca deles. Mas, ainda com todos esses pontos, vale muito a pena jogar o jogo!

 


 

  Sobre o que posso concluir de Aria? O jogo é muito bom, chegando a quase "sensacional"! Os sistema de almas é muito bem encaixado, as armas são muito ops e bem animadas, os inimigos e chefes são bem criativos e legais de enfrentar, as músicas são relaxantes, bem caracterizadas e muito bem feitas, o mapa e o gráfico são lindos...Basicamente, a maioria das coisas são bem legais! O único ruim do jogo fica pela história mesmo, que não é das melhores. Se voce, caro leitor, tem muita dificuldade em pegar um metroidvania para começar a jogar, Aria é um ótimo início! Eu garanto que voce vai gostar!

P.s: No momento em que estou escrevendo este post, o blog, ontem(04), fez um ano de existência! Muito obrigado, pessoal! Mesmo não tendo um bom pc, sou muito grato a todos(as)(es) que sempre procuram gastar um tempinho do dia para ler o que passo horas e dias tentando escrever! Muito obrigado! S2. Caso estejam perguntando-se se haverá algo...confesso que infelizmente não :(. A minha vida, como já relatei diversas vezes no twitter do blog, no pessoal, e aqui, é muito apertada e corrida porque ainda sou do ensino médio e estudo integralmente, então raramente há tempo para pensar no que fazer ;-; , mas sou eternamente grato a voces! Peço um milhão de desculpas a vocês, caros leitores :-;

 Bom, por hoje é só, galera! Muito obrigado por sempre passarem por aqui! Vejo voces na próxima! 

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 Abraços carinhosos! :p






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