Review de VHS - Serial Experiments Lain

 Antes de qualquer coisa, eu sei que o nome pode parecer estranho, mas por falta de criatividade do autor aqui  é apenas as reviews normais do blog, agora com um nome XD(não é nem porque eu achei muito sem graça ficar sem titulo). Como é apenas um protótipo, caso tenha alguma sugestão de titulo melhor, não deixe de comentar! 
 Voltando ao assunto de hoje, decidi trazer uma review de um anime que decidi assistir há um bom tempo e, por incrível que pareça, ninguém entende ele de primeira haha! Hoje trago a review de Serial Experiment Lain. Espero que gostem! 





Introdução



   Serial Expermient Lain, ou somente Lain, é um anime original de gêneros: sci-fi(ficção científica), experimental, suspense, psicológico e cyberpunk animado pelo estúdio Traingle Staff e lançado na temporada de verão de 1998.
 Criado por Yasuyuki Ueda, o mesmo de Texhonolyze, o anime conta a história de uma menina simples chamada Lain Iwakura que, após o suicídio de uma menina de sua turma, começa a obter contato com diversos mistérios em seu arredor enquanto indaga-se à "Wired"(internet no anime), o que fá-la procurar por respostas.
 Juntamente ao anime, fora lançado um jogo para Playstation 1 e Playstation X também denominado Serial Experiment Lain, porém aqui, a história conta a investigação de Lain à morte de seu pai. O jogo foi somente lançado no Japão e encontrar uma cópia física é raro, entretanto, é possível encontrar gameplays no youtube.  A versão analisada nesta review será o anime.
 Apesar de várias controvérsias, a obra é considerada "profeta" do que entende-se atualmente de internet e o anime possui uma versão blu-ray. 

                                            frente da capa do jogo "Serial Experiment Lain"
                                            

Review


 Trazendo uma excelente perspectiva e atmosfera, o traço de Lain é muito bom para sua época. 
 Visando trazer a temática de mistério, Lain consegue usar alguns elementos 3D, visão em primeira pessoa em partes específicas e efeitos psicodélicos para sua imersão à trama, da qual consegue refletir para a consciência do telespectador, não permitindo quaisquer notações superficiais.
 A história é misteriosa, complexa e retórica. Usando metáforas, analogias e metalinguística, destaca-se a narração subliminar presente em todo o anime, estabelecida por atos consequentes de Lain e o desenvolvimento da trama por si só. Graças a tais características, dificilmente é possível compreender Lain à primeira vista pois a obra procura criar diálogos análogos com seu telespectador. As personagens também agravam para seu mistério. Muitos destes não revelam informações coesas da história, cabendo ao telespectador interpretar os acontecimentos da trama - Nada que uma obra experimental não faça XD.
 Sobre as músicas e soundtrack, Lain possui um ótimo repertório. Os sons de estática e vibrações notadas em muitas partes agravam à narrativa, dentre os quais, vale destacar os sons de aparelhos eletrônicos que conseguem resultar em um aprofundamento metalinguístico. A abertura "duvet" da banda BôA também transmite tal função através de sua letra, trazendo o sentimento de dúvida quanto à proposta da obra.
 O impacto de Lain na indústria não foi alarmante, porém é de suma importância destacar a conceituação de Internet nos dias atuais de acordo com o anime. Descrita como "um segundo lugar de vida", a internet em Lain(Wired) consegue indagar conceitos como "perfil virutal" ou "morte" e tal característica, novamente, consegue relacionar-se à metalinguística presente no anime.

Considerações do autor


  Lain é confuso e isso torna-o uma obra única. Ao lado de Texhonolyze, a obra de Ueda demonstra uma capacidade do autor em criar o imaginário humano. 
 Na época em que fora lançado à midia, a internet era algo inexplorado e, por incrível que possa aparentar, conhecida de certa forma. Acredito que Lain é apenas uma obra da qual interpretava o mundo diante à tecnologia contemporânea e graças a isso, novamente, a obra torna-se única.
 Caso tenha curiosidade, caro leitor, recomendo que você assista o anime primeiramente e caso nao tenha entendido ou queira entender a proposta de Lain, recomendo procurar um vídeo explicativo da obra(no youtube voce pode achar facilmente em português XD).
 


 

  Por hoje é isso pessoal! Muito obrigado por ler! Possui alguma sugestão ou crítica? Utilize a aba de comentários!(eu respondo! XD) Caso sinta-se mais à vontade, o twitter do blog é @GeekMatematico! Até a proxima!



                                            present day; present time
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quadro Abstrato #10 - Death Note

Review de VHS - Castelvania: Aria of Sorrow

Top 10 animes favoritos